|| Como escolher a irrigação ideal?
Blog

Como escolher a irrigação ideal?

Como escolher a irrigação ideal?

23 jul

Para escolher um sistema de irrigação é necessário entender alguns fatores que acabam influenciando a seleção do sistema:

  1. Tipo de Planta:

Antes de selecionar o tipo de irrigação, é necessário analisar qual tipo de planta vai ser colocada no ambiente, pois cada espécie exige um cuidado específico, ou seja, cada planta precisa de uma quantidade distinta de água para seu melhor desempenho e desenvolvimento.

  • Clima:

Esse tópico é muito importante, pois os fatores climáticos ditam se o sistema de irrigação será de complementação, ou seja, as regiões onde há uma quantidade significativa de índices pluviais, no entanto, precisam de um acréscimo hídrico.

Ou então, o sistema de irrigação necessário, essencial em regiões onde há ausência de chuva.

  • Tipo de solo ou ambiente:

O tipo de solo é importante, pois é nele que as plantas retiram a maior parte dos nutrientes que são essenciais para seu desenvolvimento e crescimento, para ter uma cultura saudável e produtiva, é necessário ter um cuidado com o solo. Na irrigação, o fator que distingue os solos é a velocidade de infiltração.

Sendo assim, dependendo dessa velocidade haverá um tipo de irrigação próprio, por exemplo: em regiões com alta velocidade de infiltração é mais adequado o uso do sistema de irrigação por aspersão; em lugares com baixa velocidade é recomendado o uso do sistema de irrigação localizada, e por fim, em regiões onde o solo tem a velocidade média, a maioria dos sistemas disponíveis atendem esse tipo de solo.

Outro fator importante a ser considerado é a topografia da área a ser implantada o sistema de irrigação, pois dependendo da inclinação e do relevo, custo pela implantação desse sistema se torna inviável.

Além disso, é de suma importância analisar o ambiente em que se instalará o tipo de sistema, ou seja, se é uma área interna ou externa, por exemplo, nas áreas internas é usual o jardim vertical, que por sua vez, utiliza-se do sistema de irrigação por gotejamento, sendo mais apropriado para esse tipo de jardim.

  • Água:

A água não é apenas um recuso da irrigação, mas um elemento principal para a produção de nutrientes e alimentos, ela é um recurso que influencia o tipo de sistema de irrigação que vai se utilizar. Visto que, para se determinar qual o melhor método e sistema há a necessidade de considerar alguns fatores, como: vazão e disponibilidade hídrica disponíveis no solo ou ambiente, para que assim possa escolher o sistema que trará uma melhor eficiência para a cultura e espécies.